Universidade Portucalense (UPT)

  • Description
  • Missao

    Con­tribuir para o desen­volvi­mento económico e social do Norte de Portugal.

    A UPT está local­izada no Porto e a maio­ria dos seus alunos e docentes provém do Norte do país. A Região Norte é, pois, o ter­reno “famil­iar” da Universidade.

    Por outro lado, assiste-​se hoje a um renasci­mento do inter­esse pelo Norte, pro­tag­on­i­zado por muitos agentes soci­ais da região; a UPT quer tomar parte nesse movi­mento e con­tribuir para acres­cen­tar valor. Este desígnio é sufi­ciente para mobi­lizar as forças da UPT e jus­ti­ficar a sua existência.

    Acres­cen­tar con­hec­i­mento nas áreas pri­or­itárias de inter­venção da UPT

    A UPT quer con­cen­trar a sua ativi­dade em cer­tas áreas, para poder gan­har com­petên­cias espe­ci­ais e ser recon­hecida por elas. Este objec­tivo deve ser prosseguido através de uma política de inves­ti­gação cien­tí­fica mod­erna, social­mente rel­e­vante. As áreas priv­i­le­giadas serão as que foram referi­das na Visão da UPT, procurando-​se sis­tem­ati­ca­mente o empreende­dorismo e a ino­vação social.

    Criar condições de apren­diza­gem, através da inves­ti­gação cien­tí­fica e do ensino supe­rior, para o empreende­dorismo e a empregabilidade

    O ensino e a apren­diza­gem são as metas tradi­cionais das uni­ver­si­dades; mas estas metas só terão con­sistên­cia se assentarem numa inves­ti­gação cien­tí­fica com­pe­tente que, por­tanto, é referida e con­sid­er­ada em primeiro lugar.

    O ensino e a apren­diza­gem serão prossegui­dos por modos difer­entes dos tradi­cionais. Em primeiro lugar, a noção de apren­diza­gem, intro­duzida recen­te­mente, desloca o foco do tra­balho docente do lado das aulas para o lado do estudo dos estu­dantes; sub­linha os esforços de ori­en­tação pelos docentes mas simul­tane­a­mente acen­tua o esforço indi­vid­ual de pesquisa dos alunos.

    Em segundo lugar, a noção de empreende­dorismo implica que o tra­balho docente estim­ule a autono­mia dos estu­dantes e a sua capaci­dade de resolver prob­le­mas novos, seja qual for a ativi­dade ou o nível de comando em que se encon­trem numa orga­ni­za­ção; ou ainda, que estim­ule e apoie a cri­ação efe­tiva de empresas.

    Em ter­ceiro lugar, a for­mação deve ser orga­ni­zada de tal modo que, no 1.º ciclo, o estu­dante receba for­mação supe­rior, isto é, com­preenda e domine os instru­men­tos int­elec­tu­ais bási­cos de uma área ampla do saber; e que, nos cic­los sub­se­quentes, na pós-​graduação em geral, possa inclinar-​se para sec­tores mais especí­fi­cos e adquira com­petên­cias cien­tí­fi­cas e profis­sion­ais ade­quadas para tra­bal­har nesses sec­tores, tornando-​se um ver­dadeiro empre­gado qualificado.

    Pro­mover a cidada­nia e o espírito de pertença

    As tare­fas das uni­ver­si­dades não resumem à for­mação supe­rior. Atual­mente, espera-​se que as esco­las formem cidadãos respon­sáveis, capazes de se entre­garem a ideais e a causas, de assumirem respon­s­abil­i­dades soci­ais, e de adotarem os com­por­ta­men­tos cívi­cos que os momen­tos históri­cos recomendarem.

    Espera-​se, tam­bém, que des­pertem nos estu­dantes um sen­ti­mento de autoes­tima e de inte­gração na sua comu­nidade; um sen­ti­mento de per­tencer a um todo social em que todos os indi­ví­duos con­tam, isto é, um sen­ti­mento de solidariedade.

    Dis­sem­i­nar con­hec­i­men­tos sem fronteiras

    A UPT assume, por fim, a respon­s­abil­i­dade de divul­gar os con­hec­i­men­tos para todos os que pos­sam aproveitar-​se deles, des­ig­nada­mente junto dos povos de lín­gua por­tuguesa e junto de comu­nidades de emi­grantes portugueses.

    Details

    Website uportu.pt
    Email upt@upt.pt
    Phone +351.225.572-000
    Location ,
    Address Rua Dr. Ant

    Social Networks and Comments

    Departments

    discover OTHER ORGANISERS