Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)

  • Description
  • A APDR

    A Asso­ci­ação Por­tuguesa para o Desen­volvi­mento Regional (APDR) foi fun­dada em 1984, visando con­tribuir para a ino­vação, apro­fun­da­mento e divul­gação de con­hec­i­men­tos no âmbito do desen­volvi­mento regional, pro­mover a troca de infor­mação e exper­iên­cias entre os seus asso­ci­a­dos e profis­sion­ais de insti­tu­ições diver­sas, pro­mover o encon­tro entre as difer­entes dis­ci­plinas envolvi­das e fomen­tar a colab­o­ração entre a Uni­ver­si­dade e a Admin­is­tração Pública, tendo em vista uma mais estre­ita lig­ação entre o con­hec­i­mento cien­tí­fico e a prática do desen­volvi­mento regional.

    A APDR é a secção por­tuguesa da Euro­pean Regional Sci­ence Asso­ci­a­tion (ERSA) e tem actual­mente cerca de 220 mem­bros, que desen­volvem as suas car­reiras em insti­tu­ições académi­cas ou noutras insti­tu­ições públi­cas e pri­vadas lig­adas ao desen­volvi­mento regional.

    A APDR orga­niza, desde 1998, um con­gresso anual onde, habit­ual­mente, entre duas a três cen­te­nas de inves­ti­gadores por­tugue­ses e estrangeiros se reúnem para dis­cu­tir em torno de mais de uma cen­tena de comu­ni­cações cien­tí­fi­cas na área da Regional Science.

    No mesmo ano, ini­ciou a “Colecção APDR”, que inclui hoje 19 obras pub­li­cadas; de entre estas destaca-​se o Com­pên­dio de Econo­mia Regional, obra colec­tiva des­ti­nada a apoiar o ensino nas uni­ver­si­dades de lín­gua por­tuguesa. A APDR pub­lica tam­bém um bole­tim semes­tral e, desde 2003, a Revista Por­tuguesa de Estu­dos Regionais.

    A APDR foi respon­sável pela orga­ni­za­ção do 44º Encon­tro da Euro­pean Regional Sci­ence Asso­ci­a­tion, que se real­i­zou na Fac­ul­dade de Econo­mia do Porto entre os dias 25 e 29 de Agosto de 2004, tendo reunido mais de meio mil­har de inves­ti­gadores de toda a Europa.

    Details

    Website apdr.pt
    Email apdr@apdr.pt
    Phone +351.295.332.001

    Social Networks and Comments